Visão geral
O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormonas tiroides suficientes, o que pode resultar num abrandamento do desenvolvimento corporal. Nas crianças, pode traduzir-se num crescimento mais lento e num atraso na puberdade. O hipotireoidismo infantil é, geralmente, bastante raro.
Causa
O hipotireoidismo pode ser resultado de uma condição congénita, o que significa que está presente desde o nascimento. É classificado como uma doença endócrina, resultante de um desequilíbrio hormonal. Além disso, pode ocorrer posteriormente em algumas crianças como consequência de uma doença autoimune.
Sintomas
O hipotireoidismo resulta numa diminuição da taxa de crescimento, provocando uma altura inferior à média. Com a falta do hormônio tireoidiano, pode ocorrer uma desaceleração de muitos processos no corpo, o que pode levar a uma diminuição da frequência cardíaca, queda de cabelo e obstipação intestinal.
Diagnóstico
O hipotireoidismo congénito é normalmente detetado durante as avaliações de rotina; no entanto, pode surgir mais tarde em algumas crianças como resultado de uma doença autoimune. O diagnóstico de hipotireoidismo é geralmente efetuado através de uma análise ao sangue para verificar os níveis da hormona da tiroide e da hormona estimulante da tiroide.

Calcule o crescimento do seu filho
É importante acompanhar o crescimento do seu filho para identificar, precocemente, se existe algum problema. Recomendamos que meça o seu filho de 6 em 6 meses, o que agora é mais fácil com a nossa calculadora de crescimento.

Prepare-se para falar com o seu médico
É importante acompanhar o crescimento do seu filho para identificar precocemente se existe algum problema. Recomendamos que faça medições a cada 6 meses, o que agora é facilitado pela nossa calculadora de crescimento.
Referências:
Haymond M et al. Acta Paediatr 2013; 102(8): 787–796.