O que é ser Pequeno para a Idade Gestacional?
Quando um bebé nasce Pequeno para a Idade Gestacional (PIG), significa que apresenta um comprimento, peso ou perímetro cefálico inferior ao esperado para a sua idade gestacional.
Aproximadamente 8,6-9,6% de todos os recém-nascidos são classificados como Pequeno para a Idade Gestacional.
Ser Pequeno para a Idade Gestacional pode ser causado por diversos fatores, que variam desde fatores externos até genéticos.
A maioria dos bebés que nascem Pequenos para a Idade Gestacional consegue atingir um comprimento e/ou peso normais até aos 2 anos de idade. No entanto, as pessoas que nascem com esta condição podem ter um risco acrescido de desenvolver certas doenças, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2, que podem ser prevenidas através de uma maior sensibilização e monitorização. Ainda assim, muitas crianças nascidas com esta condição tornam-se adultos que desfrutam de uma qualidade de vida e satisfação geral normal.
Ouça os conselhos e dicas de outros pais cujos filhos também apresentam baixa estatura.
Quais são as causas do atraso no crescimento para a idade gestacional?
O distúrbio de Pequeno para a Idade Gestacional é resultante de uma diversidade de fatores, dos quais cerca de um terço está associado a causas genéticas, enquanto os restantes dois terços devem-se a respostas a fatores externos
Os fatores externos que podem causar este distúrbio incluem:
- Desnutrição materna
- Fumar durante a gravidez
- Consumo de álcool pela mãe durante a gravidez
- Consumo de drogas ilegais durante a gravidez
- Doença inflamatória intestinal materna
- Doença celíaca materna (uma condição em que o sistema imunitário ataca o seu próprio tecido intestinal quando come glúten, uma proteína encontrada no trigo)
- Epilepsia materna
- Descolamento da placenta (uma condição rara em que a placenta se separa prematuramente do útero)
Se a causa deste distúrbio for genética, pode ser atribuída a uma mutação num conjunto de genes que desempenham um papel no desenvolvimento da placa de crescimento. Uma mutação refere-se a uma alteração que ocorre de forma aleatória num gene. Desta forma, é possível que esta mutação tenha surgido espontaneamente, ou pode ter sido herdada de um dos progenitores, que poderão ter sido diagnosticados na infância como Pequenos para a Idade Gestacional.
Quais são os sintomas de um bebécom este distúrbio?
As características de Pequeno para a Idade Gestacional incluem:
- Baixo peso ao nascer, e/ou comprimento
- Acumulação de gordura à volta do estômago
- Nos homens, testículos pequenos
- Baixa estatura
Os bebés que nascem com este distúrbio apresentam, à nascença, dimensões (peso e/ou comprimento) abaixo da média. Após o nascimento, os bebés diagnosticados frequentemente crescem a um ritmo superior ao dos seus pares sem a condição. A maioria consegue recuperar o crescimento até aos 2 anos de idade; no entanto, aqueles que não o conseguem manter apresentam uma baixa estatura, com uma altura média na idade adulta inferior à esperada.
Se o seu filho apresentar baixa estatura, acompanhar o seu crescimento pode facilitar a identificação precoce de algum problema. Compare as medidas do seu filho com a média nacional para ver se estão dentro de um intervalo saudável.

Calculate your child’s growth
It is important to keep track of your child’s growth in order to identify if there is a problem early on. We recommend measuring your child every 6 months, which is now easier, with our simple to use growth calculator.
Existem complicações associadas a este distúrbio?
Se o seu filho nasceu Pequeno para a Idade Gestacional, poderá apresentar um risco acrescido de desenvolver determinadas doenças, incluindo:
- Doença cardíaca
- Pressão arterial elevada (hipertensão)
- Diabetes de tipo 2
- Problemas com a regulação da temperatura
- Obesidade
- Diminuição da densidade mineral óssea
- Anomalias nos rins
Como é que realizado o diagnóstico?
O diagnóstico é efetuado à nascença, com base numa série de medições relacionadas com o comprimento e/ou peso do bebé. O peso e/ou comprimento ao nascimento devem situar-se mais de 2 desvios-padrão (DP) abaixo da média correspondente a outros bebés da mesma idade gestacional.
A idade gestacional corresponde ao número de semanas contabilizadas desde o primeiro dia da última menstruação da mãe.
O desvio padrão é um termo utilizado em estatística para descrever o quanto um valor difere da média, ou valor médio, para o grupo.
Após o diagnóstico, o profissional de saúde deverá, provavelmente, monitorizar de forma atenta o crescimento do seu filho, utilizando um gráfico de crescimento.
É importante que fale com um profissional de saúde se apresentar alguma preocupação com a altura do seu filho. Utilize este guia útil sobre as perguntas a fazer e o que esperar da sua consulta. https://morethanheight.com/en/talk-to-your-doctor/visiting-your-paediatrician/
Qual é a diferença entre Restrição do Crescimento Intrauterino e Pequeno para a Idade Gestacional?
Existe uma diferença entre Restrição do Crescimento Intrauterino e Pequeno para a Idade Gestacional. A Restrição do Crescimento Intrauterino refere-se especificamente à diminuição da taxa de crescimento no útero antes do nascimento, condição que pode ser frequentemente detetada através de medições por ultra-sons.
Alguns bebés podem apresentar ambas as condições, mas também é possível que um bebé nasça Pequeno para a Idade Gestacional sem apresentar Restrição do Crescimento Intrauterino. Em contrapartida, os bebés que sofreram Restrição do Crescimento Intrauterino podem não nascer Pequenos para a Idade Gestacional.