Crescimento por idade

As taxas de crescimento são influenciadas pela idade da criança

Visão geral

Para identificar eventuais problemas relacionados com o crescimento do seu filho, é imprescindível garantir um acompanhamento médico regular.

Estima-se que aproximadamente 80% do crescimento de uma criança ocorra antes da puberdade. Durante esta fase, ocorre um rápido período de crescimento, denominado pico de crescimento pubertário, no qual deverá ser finalmente alcançada a altura adulta. Para as meninas, a puberdade geralmente inicia-se por volta dos 11 anos, enquanto para os meninos, esta fase começa por volta dos 13 anos.

Existe um guia conhecido como “regra dos cinco” que descreve a taxa de crescimento típica de uma criança. Este sugere que:

Do nascimento até 1 ano, os bebés crescem cerca de 25 cm.

De 1 a 4 anos de idade, as crianças crescem a uma taxa de cerca de 10 cm por ano.

Dos 4 anos de idade à puberdade, o crescimento desacelera em torno de 5 cm por ano.

Explorar

Saiba mais sobre o Crescimento por Idade

Crescimento em bebés (0-1 ano de idade)
Saiba mais

Enquanto pai, mãe ou familiar, a quantidade de informações disponíveis sobre o crescimento pode parecer avassaladora – tudo o que deseja é que o seu bebé seja feliz e saudável. Durante as fases iniciais de desenvolvimento, quaisquer problemas de crescimento podem não ser imediatamente visíveis, pelo que é fundamental monitorizar o crescimento do seu bebé, de forma a identificar precocemente a possibilidade de algum problema

Como referência, desde o nascimento até ao primeiro ano de vida, os
bebés crescem cerca de 25 cm.

Crescimento em crianças mais novas (1-4 anos de idade)
Saiba mais

Ao longo do último ano, é provável que tenha monitorizado o crescimento do seu bebé, mas poderá questionar-se se o seu filho se encontra onde seria expectável para a sua idade

Como referência, dos 1 aos 4 anos as crianças crescem a um ritmo de cerca de 10 cm por ano.

Crescimento crianças (4-10 anos de idade)
Saiba mais

O seu filho poderá estar a frequentar a creche ou a escola e, possivelmente, já reparou em alguns sinais que podem indicar que ele não está a crescer como seria de esperar. Já notou que o seu filho pode não ser tão alto como outras crianças da mesma idade? Será que é mais baixo do que um irmão mais novo ou do que um irmão quando tinha a mesma idade?

Como referência, dos 4 anos até à puberdade, o seu crescimento abranda para cerca de 5 cm por ano.

Crescimento em adolescentes (10-16 anos de idade)
Saiba mais

A transição da infância para a adolescência é uma fase desafiante para toda a família. A puberdade é um período de crescimento acelerado, durante o qual possíveis distúrbios de crescimento podem tornar-se mais evidentes. O seu filho poderá ser mais baixo do que os colegas de turma, usar o mesmo tamanho de roupa durante um período mais longo do que o expectável, ouvir comentários devido à sua altura, ser confundido com alguém muito mais jovem, ou ser mais baixo do que os pais ou os irmãos da mesma idade. Nesta fase, os adolescentes podem tornar-se mais independentes, por isso, a compreensão e a sensibilidade em relação à questão da altura são cruciais.

Como referência, estima-se que aproximadamente 80% do crescimento de uma criança ocorra antes da puberdade. Durante esta fase, ocorre um rápido período de crescimento, denominado pico de crescimento pubertário, no qual deverá ser finalmente alcançada a altura adulta.

Calculadora

Calcule o crescimento do seu filho

É fundamental acompanhar o crescimento do seu filho para identificar eventuais problemas de crescimento. Recomendamos que sejam feitas medições a cada 6 meses, agora facilitadas pela nossa calculadora de crescimento.

Prepare as consultas com o seu médico

Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.