Atraso Constitucional do Crescimento e Puberdade (ACCP)

O que é o Atraso Constitucional do Crescimento e da Puberdade?

O Atrado Constitucional do Crescimento e da Puberdade é a
causa mais comum de baixa estatura no sexo masculino. Este atraso é considerado uma variante do crescimento normal e não uma perturbação, pelo que muitas vezes não requer intervenção médica.

As pessoas com esta condição podem apresentar uma taxa de crescimento mais lenta durante a infância e a adolescência, o que pode resultar numa estatura final inferior na idade adulta.Muitas vezes, passam pela puberdade de forma mais tarde do que os seus pares, embora geralmente atinjam a maturidade puberal completa antes dos 18 anos. Outra característica comum é o atraso na idade óssea, o que implica que a maturação esquelética é inferior à idade cronológica

Embora muitas crianças com esta condição atinjam uma estatura normal, podem, no entanto, permanecer abaixo da altura adulta prevista, a qual é calculada com base na altura dos pais.

O que provoca o Atraso Constitucional do Crescimento e da Puberdade?

Acredita-se que esta condição tenha uma origem genética, uma vez que geralmente ocorre dentro das mesmas famílias. Em mais de 99% dos casos, a causa genética exata continua a ser desconhecida.

Quais os sintomas do Atraso Constitucional de Crescimento e Puberdade?

As principais características são:

  • Taxa de crescimento mais lenta
  • Puberdade tardia (nos homens, ausência de aumento testicular aos 14 anos. Nas mulheres, ausência de desenvolvimento mamário aos 13 anos)
  • Atraso na maturação esquelética

Crescimento

A maioria das crianças com Atraso Constitucional de Crescimento e Puberdade é identificada quando não apresenta sinais de início da puberdade. No entanto, o diagnóstico pode ser efetuado mais cedo, uma vez que as crianças com esta condição costumam seguir um padrão de crescimento característico desde tenra idade.

Dos 3 aos 6 meses de idade, os bebés podem começar a apresentar sinais de redução da taxa de crescimento.

A taxa de crescimento é mais lenta nos primeiros 2 anos de vida, pelo que, aos 3 anos de idade, as crianças com esta condição, geralmente, apresentam uma estatura abaixo da média. A redução da taxa de crescimento é acompanhada por menor ganho de peso e atraso na idade óssea, mantendo-se as
crianças com esta condição alinhadas com estes marcadores de desenvolvimento

Após os 3-4 anos de idade, a taxa de crescimento das crianças mantém-se dentro dos limites normais, embora a sua altura continue abaixo da média.

Se o seu filho apresentar baixa estatura, monitorizar o crescimento pode ajudar a detetar precocemente eventuais alterações. Compare as medidas do seu filho com a média internacional para verificar
se se encontra dentro de um intervalo saúdavel. Consulte um profisional de saúde, se necessário.

Calculadora

Calcule o crescimento do seu filho

É fundamental acompanhar o crescimento do seu filho para identificar eventuais problemas de crescimento. Recomendamos que sejam feitas medições a cada 6 meses, agora facilitadas pela nossa calculadora de crescimento.

Existe alguma complicação associada ao Atraso Constitucional de Crescimento e Puberdade?

As pessoas com esta condição correm maior risco de desenvolver determinadas condições, incluindo:

  • Diminuição da densidade mineral óssea
  • Baixa autoestima
  • Isolamento social

Como é feito o diagnóstico para o Atraso Constitucional do
Crescimento e Puberdade?

Um médico só efetuará este diagnóstico após excluir outras possíveis causas de baixa estatura e puberdade feito o.

Inicialmente, o médico confirmará o diagnóstico de puberdade tardia. Nos homens, esta caracteriza-se pela ausência de aumento testicular até aos 14 anos, enquanto nas mulheres se manifesta pela ausência de desenvolvimento mamário até aos 13 anos. O médico poderá fazer perguntas sobre o historial familiar, uma vez que ter um outro membro da família que tenha experienciado puberdade tardia aumenta a probabilidade de o seu filho também ter esta condição.

Outras avaliações que o seu médico poderá realizar incluem a avaliação da idade óssea e análises ao sangue para verificar os níveis das hormonas sexuais.

É fundamental que converse com o seu médico caso tenha alguma dúvida sobre a altura do seu filho. Utilize este guia útil para saber quais perguntas fazer e o que esperar da sua consulta.

Perguntas frequentes

Quão tardiamente podem começar os picos de crescimento nas crianças com esta condição?

Um criança com esta condição que não tenha recebido tratamento, iniciará, habitualmente, o seu pico de crescimento pubertário após os 13,8 anos de idade nos homens e aos 12,2 anos nas mulheres.

O que implica o atraso na idade óssea?

Ter uma idade óssea atrasada significa, com base em determinadas medições, que a idade óssea do seu filho poderá estar menos desenvolvida do que a idade cronológica. A idade óssea é avaliada através de uma radiografia do pulso, que permite determinar o desenvolvimento dos ossos do seu filho. Este exame pode fornecer uma indicação sobre o potencial de crescimento que o seu filho ainda possui.

O Atraso Constitucional do Crescimento e da Puberdade é hereditário?

O Atraso Constitucional do Crescimento e da Puberdade apresenta uma etiologia hereditária. Aproximadamente 80% das pessoas que sofrem desta condição têm um familiar de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos) que também apresentou a mesma condição.

Prepare as conversas com o seu médico

Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.