O que é a baixa estatura familiar?
A baixa estatura familiar, também designada por baixa estatura genética, é uma das causas mais frequentes de baixa estatura, representando entre 23% a 37% dos casos. As crianças afetadas por esta condição tendem a posicionar-se nos percentis mais baixos das curvas de crescimento e têm pelo menos um progenitor que também apresenta baixa estatura.
A baixa estatura familiar é considerada uma variante normal do crescimento e não tende a afetar a saúde geral. As crianças que apresentam esta condição apresentam uma velocidade de crescimento normal. A altura final destas crianças tende a situar-se dentro dos intervalos previstos com base na altura dos pais.
Qual a causa da baixa estatura familiar?
Acredita-se que a Baixa Estatura Familiar tenha uma origem genética.
Estima-se que fatores genéticos expliquem cerca de 80% da variação na estatura em adultos. Ter um progenitor com baixa estatura aumenta a probabilidade de que os seus filhos também apresentem baixa estatura.
É mais provável que as formas mais leves desta condição sejam resultado do efeito combinado de vários genes.
As formas mais graves são frequentemente causadas por uma única variante genética que exerce um impacto significativo na altura da pessoa.
Quais são os sintomas da baixa estatura familiar?
As pessoas com baixa estatura familiar apresentam uma altura inferior ao percentil 3 para a idade e sexo. Ao contrário de outras causas de baixa estatura, a velocidade de crescimento, a idade óssea e o início da puberdade são habitualmente normais.
Se o seu filho apresentar baixa estatura, monitorizar o seu crescimento pode ajudar a identificar precocemente a possibilidade de algum problema. Compare as medidas do seu filho com a média nacional para verificar se se encontram dentro de um intervalo saudável.
Calculadora
Calcule o crescimento do seu filho
É fundamental acompanhar o crescimento do seu filho para identificar eventuais problemas de crescimento. Recomendamos que sejam feitas medições a cada 6 meses, agora facilitadas pela nossa calculadora de crescimento.
Como é diagnosticada a baixa estatura familiar?
Um médico apenas estabelecerá o diagnóstico após exclusão de outras causas conhecidas de baixa estatura. A altura de ambos os progenitores é fundamental para confirmar o diagnóstico.
O seu médico poderá realizar análises ao sangue para excluir outras causas da baixa estatura do seu filho. É provável que também recomende o acompanhamento do crescimento do seu filho ao longo da infância e da adolescência.
Outra recomendação que o seu médico poderá fazer é a realização de testes genéticos que podem identificar variantes associadas à baixa estatura familiar, uma vez que pode influenciar as decisões
relacionadas com o tratamento.
É importante que fale com o seu médico se apresentar alguma preocupação com a altura do seu filho. Utilize este guia útil sobre as perguntas a fazer e o que esperar da sua consulta.
Qual é a diferença entre Baixa Estatura Familiar e atraso constitucional do crescimento e da puberdade?
Existe uma sobreposição entre a Baixa Estatura Familiar e o Atraso Constitucional do Crescimento e da Puberdade, sendo que 17% das pessoas com baixa estatura são diagnosticadas com ambas as condições. A principal diferença entre as duas é que as crianças com Baixa Estatura Familiar apresentam normalmente uma taxa de crescimento, idade óssea e início da puberdade considerados normais. Por outro lado, as crianças com Atraso Constitucional do Crescimento e da Puberdade frequentemente têm um início tardio da puberdade, uma taxa de crescimento atípica e uma idade óssea atrasada.
Qual é a definição de baixa estatura?
Os indivíduos cuja altura corporal se situa abaixo dos 3% inferiores em relação à população correspondente à sua idade e sexo são considerados diagnosticados com baixa estatura. O médico pode representar a altura do seu filho num gráfico que ilustra a média nacional (ou altura média) para a idade e o sexo. Se a altura se encontrar inferior a dois desvios-padrão da média para a idade e sexo. O desvio-padrão é um termo utilizado na estatística para descrever a diferença entre um valor específico e a média do grupo
Prepare as conversas com o seu médico
Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.