Visão geral
Baixa estatura idiopática é um termo que descreve diversas condições associadas à baixa estatura. O termo “idiopática” indica que a causa da condição é desconhecida ou não identificável. Estas condições são de diagnóstico complexo e podem estar associadas a fatores genéticos ainda não totalmente compreendidos.
Causa
A baixa estatura idiopática pode resultar de mutações genéticas que afetam a ação das hormonas de crescimento ou o funcionamento da placa de crescimento; no entanto, muitas das suas causas permanecem ainda desconhecidas
Sintomas
Os sinais clínicos da baixa estatura idiopática podem variar significativamente O principal sinal é a diminuição do crescimento e a baixa estatura.
Diagnóstico
Para diagnosticar a baixa estatura idiopática, o prodissional de saúde deverá excluir outras causas reconhecíveis de baixa estatura. O processo de diagnóstico inclui a recolha de historial clínico, exame físico detalhado, avaliação da idade óssea, análise da curva de crescimento e exames laboratoriais complementares.Com o aumento do número de casos identificados, espera-se uma melhor compreensão das causas subjacentes, facilitando o diagnóstico e a abordagem clínica.
Calcule o crescimento do seu filho
É fundamental acompanhar o crescimento do seu filho para identificar eventuais problemas de crescimento. Recomendamos que sejam feitas medições a cada 6 meses, agora facilitadas pela nossa calculadora de crescimento.
Prepare as conversas com o seu médico
Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.