Visão geral
A desnutrição e a má absorção de nutrientes podem ocorrer se uma criança não estiver a ingerir nutrientes suficientes ou do tipo adequado, o que pode resultar numa redução da taxa de crescimento e do peso. Além disso, certas doenças, como a Doença de Crohn, podem afetar a capacidade da criança de absorver os nutrientes dos alimentos que consome.
Causa
A desnutrição afeta, diretamente, a libertação das hormonas do crescimento, diminuindo a sua quantidade no organismo. Infelizmente, as crianças desnutridas apresentam um crescimento reduzido. No caso da Doença de Crohn, o nível de falha no crescimento está diretamente relacionado com a gravidade da doença.
Sintomas
Os sinais de um problema de crescimento decorrente de desnutrição ou má absorção de nutrientes incluem crescimento reduzido ou baixa estatura. Os sintomas podem variar consoante a causa da desnutrição e/ou da má absorção de nutrientes.
Diagnóstico
A causa da desnutrição e/ou da má absorção de nutrientes influenciará a forma como a condição de crescimento é diagnosticada. Por exemplo, um a dois terços ou mais das crianças com Doença de Crohn apresentam um crescimento deficitário no momento do diagnóstico. Em algumas crianças, os problemas de crescimento podem surgir alguns anos antes dos sintomas clínicos da doença intestinal. Desta forma, é vital medir o crescimento do seu filho regularmente.

Calcule o crescimento do seu filho
É importante acompanhar o crescimento do seu filho para identificar precocemente se existe algum problema. Recomendamos que faça medições a cada 6 meses, o que agora é facilitado pela nossa calculadora de crescimento.

Prepare-se para falar com o seu médico
Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.