Visão geral
“A desnutrição e a má absorção de nutrientes podem ocorrer quando a criança não ingere nutrientes em quantidade ou qualidade adequadas, o que pode comprometer o crescimento e levar à perda de peso. Além disso, certas doenças, como a Doença de Crohn, podem interferir na capacidade da criança absorver os nutrientes dos alimentos.
Causa
A desnutrição interfere diretamente na produção de hormonas do crescimento, reduzindo os seus níveis no organismo. As crianças desnutridas tendem a apresentar um crescimento comprometido. (retirava
a palavra “infelizmente” da frase para evitar tom emocional. No caso da Doença de Crohn, o grau de comprometimento do crescimento está diretamente associado à gravidade da doença.
Sintomas
Os sinais de um problema de crescimento associado à desnutrição ou má absorção incluem estatura inferior à esperada ou desaceleração do crescimento. Os sintomas podem variar consoante a causa da desnutrição e/ou má absorção de nutrientes.
Diagnóstico
A causa da desnutrição e/ou da má absorção de nutrientes influenciará a forma como a condição de crescimento é diagnosticada. Por exemplo, um a dois terços ou mais das crianças com Doença de Crohn apresentam um crescimento deficitário no momento do diagnóstico. Em algumas crianças, as alterações no crescimento podem manifestar-se anos antes dos sintomas gastrointestinais. Desta
forma, é vital medir o crescimento do seu filho regularmente.
Calcule o crescimento do seu filho
É fundamental acompanhar o crescimento do seu filho para identificar eventuais problemas de crescimento. Recomendamos que sejam feitas medições a cada 6 meses, agora facilitadas pela nossa calculadora de crescimento.
Prepare as conversas com o seu médico
Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.