Doença renal crónica (DRC)

O que é a doença renal crónica?

A doença renal crónica é uma condição comum, que afeta entre 8% e 16% da população mundial. Se o seu filho apresentar uma doença renal crónica, os rins não funcionam tão bem como os das outras pessoas. Os rins filtram o sangue para eliminar resíduos, que são excretados na urina. Além disso, desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial e na produção de novos glóbulos vermelhos.

A doença renal crónica pode ocorrer como resultado de uma série de fatores, que vão desde os genéticos aos físicos. As crianças com doença renal crónica apresentam uma função renal reduzida, o que pode originar uma menor ingestão de calorias e eletrólitos, bem como uma redução na produção da hormona do crescimento. Todos esses fatores podem ter um impacto negativo no crescimento das crianças. Nos adolescentes com doença renal crónica, a estatura final é frequentemente inferior à esperada.

O que causa a doença renal crónica?

As causas mais comuns da doença renal crónica variam consoante a idade.

Nas crianças, a causa da Doença Renal Crónica é frequentemente uma doença estrutural presente desde o nascimento que afeta os rins e o trato urinário, conhecida coletivamente como anomalias congénitas dos rins e do trato urinário. A causa subjacente pode também ser uma Ciliopatia Renal, um termo genérico que abrange um conjunto de doenças caracterizadas pela presença de quistos — sacos anormais cheios de líquido — nos rins da criança.

Nos adolescentes, a doença renal crónica é geralmente causada por condições que provocam danos nos rins ao longo do tempo. Uma causa comum é a Glomerulonefrite Crónica, caracterizada por lesões crónicas nos glomérulos (pequenos filtros dos rins), frequentemente provocados pelo sistema imunitário. Outra condição que causa danos cumulativos nos rins é a Síndrome Nefrótica resistente aos esteróides, na qual os rins não conseguem filtrar eficazmente as proteínas na urina.

Nos adultos, é mais provável que a causa da doença renal crónica se deva a condições externas ou a outras condições médicas, como a diabetes e a hipertensão arterial. Os danos nos rins acumulam-se ao longo do tempo, afetando a sua capacidade de funcionar corretamente.

Quais são os sintomas da doença renal crónica?

Possíveis sinais e sintomas da doença renal crónica:

  • Refluxo ácido
  • Vómitos recorrentes
  • Redução do apetite
  • Pouca energia
  • Taxa de crescimento reduzida
  • Atraso na puberdade
  • Atrofiamento do crescimento pubertário
  • Comprometimento do crescimento ósseo
  • Baixa estatura

A insuficiência da função renal pode afetar os níveis de cálcio e fosfato, que são minerais essenciais para a resistência e o crescimento ósseo. À medida que a função renal diminui, o crescimento fica cada vez mais comprometido.

As crianças com doença renal crónica frequentemente não recebem proteínas, energia e nutrientes suficientes para sustentar um crescimento normal. A gravidade da doença renal crónica do seu filho determina o grau de comprometimento do crescimento, mas mesmo formas leves da doença podem afetar o crescimento. Quanto mais precoce for o início da doença renal crónica, maior será o efeito na altura do adulto, mas o diagnóstico e a intervenção precoces podem ajudar a mitigar este impacto.

Se o seu filho apresentar baixa estatura, monitorizar o crescimento pode ajudar a detetar precocemente eventuais alterações. Compare as medidas do seu filho com a média internacional para verificar se se encontra dentro de um intervalo saudável. Consulte um profissional de saúde, se necessário.

Calculadora

Calcule o crescimento do seu filho

É fundamental acompanhar o crescimento do seu filho para identificar eventuais problemas de crescimento. Recomendamos que sejam feitas medições a cada 6 meses, agora facilitadas pela nossa calculadora de crescimento.

Existem complicações associadas à doença renal crónica?

As complicações da doença renal crónica podem incluir:

  • Anemia (redução da capacidade de transporte de oxigénio do sangue)
  • Tensão arterial elevada
  • Doença cardíaca
  • Deficiências vitamínicas, incluindo vitamina D, vitamina B12, ferro e folato
  • Doença renal crónica – alterações do metabolismo mineral e
    ósseo associadas à doença renal crónica

Como é diagnosticada a doença renal crónica?

A doença renal crónica é definida por anomalias da estrutura ou da função renal presentes há mais de 3 meses.

O principal teste para a doença renal crónica que o médico provavelmente irá realizar é uma análise ao sangue para medir os níveis de um produto residual denominado creatinina. A partir deste valor, o médico pode estimar a taxa de filtração glomerular (TFG) do seu filho.

O médico também poderá realizar uma análise à urina para detetar a presença de sangue ou proteínas, bem como para avaliar os níveis de albumina e creatinina. A partir desses resultados, pode ser calculado o rácio albumina:creatinina.

Com base nestes dois valores, o médico poderá determinar o estadio da doença renal crónica.

O seu médico pode recomendar a realização de exames aos rins do seu filho através de uma ecografia.

É importante que fale com o seu médico se apresentar alguma preocupação relativamente à altura do seu filho. Utilize este guia útil sobre as perguntas a fazer e o que esperar da sua consulta.

Questões Frequentes

Com que rapidez progride a doença renal crónica?

A doença renal crónica pode progredir a ritmos distintos em pessoas distintas. A causa da doença renal crónica irá provavelmente influenciar a taxa de progressão.

As causas da doença renal crónica associadas a uma taxa de progressão mais lenta são as alterações estruturais:

  • Anomalias congénitas dos rins e do trato urinário: este é um termo genérico que se refere às diferenças estruturais nos rins ou no trato urinário da criança, presentes desde o nascimento.
  • Ciliopatias renais: um grupo de doenças caracterizadas pela presença de quistos — sacos anormais cheios de líquido — nos rins da criança.

As causas da doença renal crónica associadas a uma taxa de progressão mais rápida são as doenças glomerulares:

  • Síndrome Nefrótica resistente a esteróides: uma condição em que os rins da criança não conseguem filtrar eficientemente as proteínas presentes na urina.
  • Glomerulonefrite Crónica: danos a longo prazo nos pequenos filtros dentro dos rins da criança, frequentemente causados pelo sistema imunitário.
A doença renal crónica afeta ambos os sexos?
A doença renal crónica afeta diria que afeta mais o sexo masculino que o sexo feminino.

Prepare as conversas com o seu médico

Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.