O que é ser Pequeno para a Idade Gestacional?
Quando um bebé nasce Pequeno para a Idade Gestacional (PIG), significa que apresenta um comprimento, peso ou perímetro cefálico inferior ao esperado para a sua idade gestacional.
Aproximadamente 8,6-9,6% de todos os recém-nascidos são classificados como pequenos para a idade gestacional.
Esta condição pode ter diversas causas, que vão desde fatores genéticos a influências externas
A maioria dos bebés que nascem PIG atingem um comprimento e/ou peso normais até aos dois anos de idade.
No entanto, as pessoas que nascem com esta condição podem ter um risco acrescido de desenvolver doenças ao longo da vida, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Estes riscos podem ser mitigados através de uma maior sensibilização e monitorização precoce. Ainda assim, muitas crianças nascidas com esta condição tornam-se adultos com uma qualidade de vida e níveis de satisfação geral normais.
Quais são as causas do atraso no crescimento para a idade gestacional?
O distúrbio resulta de uma diversidade de fatores. Cerca de um terço dos casos está associado a causas genéticas, enquanto os restantes dois terços devem-se a fatores externos.
Fatores externos que podem causar este distúrbio incluem:
- Desnutrição materna
- Fumar durante a gravidez
- Consumo de álcool pela mãe durante a gravidez
- Consumo de drogas ilícitas durante a gravidez
- Doença inflamatória intestinal materna
- Doença celíaca materna (uma condição em que o sistema imunitário ataca o seu próprio tecido intestinal ao ingerir glúten, uma proteína presente no trigo
- Epilepsia materna
- Descolamento da placenta (uma condição rara em que a placenta se separa prematuramente do útero)
Se a causa for genética, pode estar relacionada com uma mutação num conjunto de genes que desempenham um papel no desenvolvimento da placa de crescimento. Uma mutação é uma alteração que ocorre de forma aleatória num gene. Esta mutação pode surgir espontaneamente ou ser herdada de um dos progenitores, que poderão ter sido também diagnosticados na infância como pequenos para a idade gestacional.
Quais são os sintomas de um bebé com este distúrbio?
As características de Pequeno para a Idade Gestacional incluem:
- Baixo peso ao nascer, e/ou comprimento
- Acumulação de gordura à volta do estômago
- Nos homens, testículos pequenos
- Baixa estatura
Os bebés que nascem com este distúrbio apresentam, à nascença, dimensões (peso e/ou comprimento) abaixo da média. Após o nascimento, os bebés diagnosticados frequentemente crescem a um ritmo superior ao dos seus pares sem a condição. A maioria consegue recuperar o crescimento até aos 2 anos de idade. No entanto, aqueles que não conseguem acompanhar esse ritmo podem manter uma baixa estatura, com uma altura média na idade adulta inferior à esperada.
Se o seu filho apresentar baixa estatura, monitorizar o crescimento pode ajudar a detetar precocemente eventuais alterações. Compare as medidas do seu filho com a média internacional para verificar se se encontra dentro de um intervalo saúdavel. Consulte um profisional de saúde, se necessário.
Calculadora
Calcule o crescimento do seu filho
É fundamental acompanhar o crescimento do seu filho para identificar eventuais problemas de crescimento. Recomendamos que sejam feitas medições a cada 6 meses, agora facilitadas pela nossa calculadora de crescimento.
Existem complicações associadas a este distúrbio?
Se o seu filho nasceu Pequeno para a Idade Gestacional, poderá apresentar um risco acrescido de desenvolver determinadas doenças, incluindo:
- Doença cardíaca
- Pressão arterial elevada (hipertensão)
- Diabetes de tipo 2
- Problemas com a regulação da temperatura
- Obesidade
- Diminuição da densidade mineral óssea
- Anomalias nos rins
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é efetuado à nascença, com base numa série de medições do comprimento, peso e/ou perímetro cefálico do bebé. O peso e/ou comprimento ao nascimento devem situar-se mais de 2 desvios-padrão (DP) abaixo da média correspondente a outros bebés da mesma idade gestacional.
A idade gestacional corresponde ao número de semanas contabilizadas desde o primeiro dia da última menstruação da mãe.
O desvio-padrão é um termo estatístico que descreve o grau de variação de um valor em relação à média de um grupo.
Após o diagnóstico, o profissional de saúde deverá monitorizar atentamente o crescimento da criança, utilizando gráficos de crescimento.
É importante que fale com o seu médico se apresentar alguma preocupação com a altura do seu filho.
Qual é a diferença entre Restrição do Crescimento Intrauterino e Pequeno para a Idade Gestacional?
Existe uma diferença entre Restrição do Crescimento Intrauterino e Pequeno para a Idade Gestacional. A restrição do crescimento intrauterino refere-se especificamente à diminuição da taxa de crescimento no útero antes do nascimento, sendo frequentemente detetada através de medições por ecografia.
Alguns bebés podem apresentar ambas as condições, mas também é possível que um bebé nasça Pequeno para a Idade Gestacional sem ter sofrido Restrição do Crescimento Intrauterino. Por outro lado, os bebés que sofreram Restrição do Crescimento Intrauterino podem não nascer Pequenos para a Idade Gestacional.
Prepare as conversas com o seu médico
Se estiver preocupado com o crescimento do seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde. Este poderá realizar medições e, se necessário, investigar em maior profundidade, podendo encaminhá-lo para um especialista.