Fale com um endocrinologista pediátrico

Se for encaminhado para um endocrinologista pediátrico ou especialista em crescimento infantil , aqui estão algumas perguntas práticas e recursos que podem ajudá-lo a planear a sua consulta.

Preparação para a consulta com um endocrinologista pediátrico.

Se o seu filho precisar de consultar um especialista, é essencial que compreenda o máximo possível sobre o diagnóstico em questão. Aqui estão algumas perguntas práticas que pode colocar ao profissional de saúde.

Quais os exames necessários para confirmar a Insuficiência de Hormona do Crescimento?
Qual o diagnóstico do meu filho?
Por quanto tempo o me filho poderá ter esta condição?
Qual será o impacto desta condição na vida do meu filho?
Será necessário tratamento e o que poderá envolver o tratamento?
O que posso fazer para gerir da melhor forma a condição do meu filho?

Compreender a terminologia

Ao visitar o médico do seu filho, este poderá discutir a medição do crescimento utilizando uma variedade de termos específicos. Consulte a lista seguinte para obter mais informações.

Percentis: os percentis são frequentemente utilizados em gráficos de crescimento e indicam como a altura e o peso do seu filho se comparam com a média correspondente à sua faixa etária e sexo.

Velocidade de crescimento: a taxa de crescimento anual de uma criança é frequentemente designada por velocidade de crescimento. O médico provavelmente analisará a variação da altura e do peso do seu filho de ano para ano, verificando se ele está a crescer de acordo com o esperado para o seu grupo etário.

Radiografia da idade óssea: através de uma radiografia simples da mão e do pulso esquerdos do seu filho, um radiologista pode avaliar se a idade óssea do seu filho está em conformidade com a sua idade cronológica.

Altura-alvo parental média: este é um método utilizado para estimar a altura-alvo de uma criança com base nas alturas de ambos os pais. Desta forma, o médico poderá avaliar se o seu filho está a crescer ao ritmo esperado.

Circunferência da cabeça: esta é uma medida de rotina em crianças até aos três a quatro anos de idade, uma vez que este é um período de rápido crescimento do cérebro. Assim, é garantido que o seu filho está a crescer de forma proporcional e que o seu cérebro está a desenvolver-se adequadamente.

Links externos para outros sites:

O conteúdo fornecido destina-se exclusivamente a fins informativos e não substitui a avaliação criteriosa de um profissional de saúde. Procure sempre orientação médica.